"Star Wars ao Seu Alcançe"
Conde Dooku (Dookan), Darth Tyranus
O melhor de todos seria o estudante mais forte, sim? O mais sábio? O mais instruído nos caminhos da Força? Melhor de todos, Dooku seria! Nosso maior estudante! Nossa maior falha."
Dookan foi um Mestre Jedi que caiu para o lado negro da Força e se tornou o Lorde Negro dos Sith, conhecido como Darth Tyranus. Nascido no planeta Serenno, ele era o herdeiro do nobre título de Conde. Dookan foi levado pela Ordem Jedi quando criança e foi treinado por Thame Cerulian. Como um Cavaleiro Jedi, ele tomou Qui-Gon Jinn como seu primeiro Padawan, e depois treinou Komari Vosa. Dookan era um instrutor respeitado no Templo Jedi e um dos mais renomados espadachins na galáxia. Somente os mestres Yoda e Mace Windu eram considerados no mesmo nível que ele.
Dookan passou quase setenta anos como um Jedi, mas uma batalha desastrosa e Galidraan abalou sua fé na Ordem e na República Galáctica. Ele caiu na influência do Senador Palpatine de Naboo, e deixou a Ordem Jedi. Depois de descobrir que Palpatine era secretamente o Lorde Sith Darth Sidious, Dookan se voltou para o lado negro e se tornou o Lorde Negro dos Sith, substituindo Darth Maul como o segundo aprendiz de Sidious. Seu mestre o agraciou com o título Sith de Darth Tyranus.
Reivindicando seu título de Conde de Serenno e sua vasta fortuna, Dookan conspirou junto a Sidious para forçar a galáxia a uma guerra que iria trazer os Sith ao poder. Ele forjou laços entre corporações e planetas descontentes com a República, e se tornou líder do movimento Separatista e, mais tarde, da Confederação de Sistemas Independentes. Milhares de sistemas estelares uniram-se a Dookan e se separaram da República Galáctica.
Como líder político da Confederação, Dookan levou a organização contra a República em um conflito que seria conhecido como as Guerras Clônicas. Ele recrutou e treinou três dos seus maiores guerreiros para lideraren o Exército Dróide Separatista: Durge, o brutal caçador de recompensas Gen'Dai; Asajj Ventress, a aprendiz secreta de Dookan; e General Grievous, o infame ciborgue Caçador de Jedi e Comandante Supremo dos Exércitos Dróides.
A guerra culminou em uma grande batalha na capital da República Coruscant. Em um duelo a bordo da nave Separatista Mão Invisível, o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker derrotou Dookan. Skywalker então executou o desmembrado e desamparado Dookan sob a instigação do Chanceler Supremo Palpatine, o próprio Mestre Sith de Dookan. Ele logo seria substituído pelo próprio homem que o havia matado, Anakin Skywalker, que iria cair para o lado negro de se transformar no temido Darth Vader.