"Star Wars ao Seu Alcançe"
Descoberta
- "Anakin, esse caminho foi posto à sua frente. A escolha é toda sua."
- ―Shmi Skywalker.
Em 32 ABY, a vida de Skywalker mudou para sempre. Enquanto trabalhava na loja de Watto, Anakin conheceu o Mestre Jedi Qui-Gon Jinn, Jar Jar Binks, R2-D2 e uma moça chamada Padmé Amidala. Skywalker ficou deslumbrado com a jovem, a ponto de perguntar se ela era um anjo. Amidala não era um anjo, mas uma rainha—a Rainha Amidala de Naboo disfarçada como uma simples serva.
Quando uma forte tempestade de areia chegou à Mos Espa, Skywalker ofereceu abrigo para os seus novos amigos na simples casa onde ele morava com sua mãe, pouco depois de proteger Jar Jar Binks em uma briga com Sebulba. Na casa, Jinn e Amidala contaram aos Skywalkers como eles foram parar em Tatooine enquanto estavam à caminho de Coruscant, devido a um problema no hiperpropulsor de sua nave. Querendo ajudar, Anakin disse que ele poderia competir em uma corrida de pods, um evento muito perigoso, e que o dinheiro da vitória poderia ajudar seus amigos a comprar as peças necessárias de Watto. Apesar de Shmi não concordar inicialmente, Anakin a convenceu a deixá-lo competir.
Pouco antes da corrida, Qui-Gon fez uma aposta com Watto, de modo que se Skywalker vencesse a corrida o menino e sua mãe seriam livres. Entretanto, Watto decidiu libertar apenas um escravo, e usou um cubo de apostas para decidir qual deles seria liberto: azul seria Anakin, e vermelho seria Shmi. O cubo estava programado para dar vermelho, mas Qui-Gon usou a Força para dar azul. Watto, certo de que Skywalker iria perder, concordou com o resultado. De certo modo, Wattto estava certo: normalmente, os humanos não possuem os reflexos avançados necessários para pilotar um rapidíssimo pod de corrida. Entretanto, a sensitividade à Força de Skywalker, manifestada na forma de precognição limitada, dava a impressão de que o garoto possuia sentidos ampliados. Na época, Skywalker, que sonhava em ser um Jedi mas não tinha conhecimento sobre a Força, acreditava que sua senstividade à Força era apenas seu instinto lhe dizendo o que ele deveria fazer.
Após Skywalker vencer a corrida, Jinn o libertou. Entretanto, o Mestre Jedi não conseguiu libertar Shmi, e Anakin teve que escolher entre ficar com sua mãe ou se tornar um Jedi. Skywalker escolheu ir com Qui-Gon, prometendo que um dia ele voltaria para libertar sua mãe. Entretanto, mais tarde nem os Jedi ou a República Galáctica fizeram qualquer esforço para libertar Shmi, mas ela eventualmente obteu sua liberdade de Watto com a ajuda do fazendeiro Cliegg Lars, com quem ela se casou. Anakin recebeu várias cartas de fãs devido ao seu sucesso nas corridas de pods.
Após sair de Mos Espa, Anakin e Jinn caminharam até a Nave Real de Naboo, mas foram atacados pelo Lorde Sith Darth Maul, que havia sido enviado para capturar a rainha. Enquanto Qui-Gon Jinn enfrentava Darth Maul, Anakin entrou na nave e avisou os outros. A nave decolou e resgatou Jinn, deixando Maul e Tatooine para trás. Anakin então foi apresentado à Obi-Wan Kenobi, o Padawan de Qui-Gon que futuramente se tornaria seu Mestre Jedi. Enquanto viajava para Coruscant, Skywalker se aproximou mais de Amidala, dando a ela uma lasca de Japor para que ela sempre se lembrasse dele. Anos mais tarde, Amidala iria carregar esse mesmo presente em seu funeral.
Ao chegar em Coruscant, Skywalker foi apresentado ao Conselho Jedi, que o testou de acordo com a crença de Jinn que ele era o Escolhido das profecias Jedi. Os talentos de Skywalker foram provados, mas o Conselho se manteve relutante. Jinn disse que treinaria Skywalker após seu aprendiz, Obi-Wan Kenobi, completar os Testes Jedi, mas seu pedido foi negado. Skywalker era muito mais velho do que os outros Padawans, e o Conselho Jedi acreditou que suas experiências passadas iriam interferir com seu treinamento. Em particular, ele demonstrou muito medo e raiva devido aos seus anos como escravo, emoções que eram amplificadas pela separação de sua mãe e lar. Eles acreditaram que ele não seria capaz de masterizar o mesmo nível emocional necessário para se tornar um membro da Ordem Jedi. Kenobi, mesmo impressionado com o alto nível de mid-chlorians de Skywalker—mais de vinte mil—concordou com a decisão do Conselho. Sem lugar para ficar em Coruscant, e não podendo retornar à Tatooine, Skywalker seguiu seus amigos em sua missão para libertar Naboo.
Com a ajuda de R2-D2, Skywalker participou da Batalha de Naboo em uma batalha espacial sobre o planeta. Após acidentalmente se juntar à batalha em órbita, Skywalker conseguiu destruir a Nave de Controle Dróide, desativando assim o exército dróide da Federação de Comércio e salvando o Grande Exército Gungan da destruição. Entretanto, a comemoração foi interrompida pela morte de Qui-Gon Jinn, que foi assassinado pelo também falecido Darth Maul. O último pedido de seu Mestre foi que Kenobi treinasse Skywalker, e Obi-Wan jurou que cumpriria seu desejo. O Conselho Jedi relutantemente concordou que Obi-Wan iniciasse o treinamento de Anakin, mesmo acreditando que Skywalker seria um aprendiz difícil para o jovem Kenobi. Ao mesmo tempo, Palpatine, o novo Supremo Chanceler da República, prometeu que vigiaria a carreira de Skywalker com grande interesse. Esse seria o começo de uma longa amizade entre o jovem Jedi e o novo chefe da República, que secretamente era um Lorde Negro dos Sith.