"Star Wars ao Seu Alcançe"
Han Solo
- "Han Solo, capitão da Millenium Falcon'"
- ―Han Solo em seu primeiro encontro com Luke Skywalker e Obi Wan Kenobi.
Han Solo foi um mercenário, nativo do planeta Corellia, que começou a contrabandear mais ou menos em 10 ABY. Em sua pequena carreira militar, ele conheceu e ficou amigo do Wookiee Chewbacca. Ele foi o proprietário da Millenium Falcon, descrita por ele como "a nave mais veloz da galáxia".
Carreira militar
Han Solo começou sua carreira trabalhando para o Império Galáctico, e chegou a ser nomeado Tenente Imperial. Em uma missão em que o Império deveria comprar filhotes de Wookiees, capturados por escravistas, a nave escravista foi atacada por Wookiees liderados por Chewbacca. Os filhotes foram salvos e mandados para longe e o então tenente Solo recebeu a missão de verificar a nave dos escravistas. Chegando lá, ele encontrou somente Chewbacca vivo, todos os outros mortos. Mas o Wookiee estava ferido e desmaiado, e seu comandante ordenou que ele o matasse, mas ele disse que nunca atiraria num inimigo indefeso. O comandante o ameaçou de morte se a ordem não fosse cumprida. Ele assumiu os controles da nave e fugiu. Após isso, ele saiu do Império e passou a trabalhar como mercenário ao lado de Chewbacca.
Contrabandista
Precisando de créditos urgentemente para pagar o credor Jabba, Han aceitou transportar Luke Skywalker e Obi-Wan Kenobi para o planeta Alderaan.
Porém, ao chegarem lá, só acharam um cinturão de asteróides - o planeta fora destruído pela Estrela da Morte, e pra lá a Falcon foi, ao ser capturado pelo raio trator. Han, Luke e Chewbacca resolveram ir ao resgate da Princesa Léia, que estava na área de confinamento, enquanto Obi-Wan foi desligar o raio trator. Han e Luke foram bem-sucedidos, mas Obi-Wan, apesar de ter desligado o raio, acabou morrendo em duelo com Darth Vader. A Falcon fugiu para a base da Aliança Rebelde, no satélite Yavin IV.
Ao receber seu pagamento, Han resolveu ir embora, apesar dos apelos de Luke para ajudar no ataque á Estrela da Morte.
Porém, quando a nave de Luke estava prestes a ser abatida, Han apareceu e o salvou, permitindo a ele dar os disparos fatais na porta de exaustão da estação bélica. Só depois desse incidente que Han e Chewbacca então se uniram à Aliança Rebelde.
Um mercenário tornado Rebelde
Durante a Batalha de Hoth, Han decidiu que devia pagar sua dívida ao gângster Jabba, o Hutt, mas acabou sendo impedido pois as forças Imperiais chegam e fazem eles terem de fugir. Sua nave, a Millennium Falcon, ficou danificada e Han decidiu então ir ao planeta Bespin, em uma visita a seu velho amigo, Lando Calrissian. Ao chegar lá, ele descobriu que Lando havia feito um acordo com Darth Vader e Solo acabou sendo capturado e congelado em carbonita. Solo foi entregue ao caçador de recompensas Boba Fett, que o levou à Jabba. Jabba havia posto uma grande recompensa em troca de Han Solo vivo, por ele não ter pagado a dívida. Seus amigos tentaram resgatá-lo antes que ele fosse entregue à Jabba, mas não obtêm sucesso na missão.
Eles bolaram outro plano e tentam resgatá-lo novamente, desta vez já no Palácio de Jabba, em Tatooine. Solo finalmente foi resgatado e Jabba morreu enforcado por Léia.
Um pouco mais tarde, o esquadrão Rebelde ordena Han Solo e seus pequeno grupo de ajudantes Leia, Luke e Chewbacca, passar pela mais nova arma do Império: A segunda Estrela da Morte e conseguirem pousar para a lua de Endor em um plano para destruí-la. O Plano ocorre bem, com alguns fracassos, logo resolvidos. Após a desativação de seus escudos em Endor, a Estrela da Morte é destruída pelos Rebeldes. O Império é finalmente derrotado e o Imperador e Vader morrem. Após a vitória, Han ainda teme que Léia esteja apaixonada por Luke, mas se acalma ao descobrir que Luke e Léia são irmãos, filhos de Vader.
Após a Batalha de Endor, Han Solo se casou com Léia e eles tiveram três filhos: Os gêmeos Jacen e Jaina, e o caçula Anakin Solo.